quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Seminário do Noturno

O Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer promoveu nos dia 29/06, 30/06, 1º/07, 02/07, e 03/07 o
III Seminário da Eja, II Seminário Ensino Médio e
IºSeminário Técnico em Contabilidade,
tendo como tema:
"Caminhando em direção à qualidade pessoal e profissional."









29 de junho com o palestrante Sr. Jânio Vital Stefanello tendo como tema: "Qualificação e perfil do profissional no mercado de trabalho/liderança"

No dia 30 de junho, teve como abertura o momento Cultural
O Médico Michel Luft falou sobre "Saúde Familiar" e "Doenças Sexualmente Transmissíveis"
1º de julho o palestrante Sr. Gustavo Roberto Schroeder abrangeu os temas: * Projetos para os jovens de Ibirubá-RS
* Situação econômica e social do município
* ética e política















02 de julho após o momento cultural se destacaram a Prata da casa: professoras
- Cledeci Chiesa = Projetos Ambientais
- Enir Salete Rodrigues = Saúde e qualidade de vida
- Kerlly C. Barden Müller = Reciclagem
- Maide Henrich = Cultura Chilena

3 de julho Srª Mariana Ribas Moraes palestrou sobre o tema "Conhecendo a cultura indiana"















O evento obteve sucesso e grande participação, e isso se deve ao empenho de todos organizadores, palestrantes e alunos, pois cada um vez a sua parte para embelezar esse encontro.













Não podemos esquecer de falar dos lanches... que delicia....

















quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Curso Gratuito para PROFESSORES DE MATEMÁTICA- NTE

NTE Cruz Alta



Para divulgar a todos os professores de MATEMÁTICA.
NTE-Cruz Alta



Curso ?Materiais Virtuais Interativos para o ensino da matemática na educação básica?

Público alvo: Professores de matemática de escolas públicas ou multiplicadores de NTE

É necessário conhecimentos básicos em informática (enviar e receber e-mail, criar pastas, salvar documentos de textos, navegar na internet e compactar/descompactar arquivos.)

Promoção: UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul em Parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional/36ª CRE - RS


Responsável pelo curso: Tânia Michel Pereira - tmichel@gmail.com


O curso inicia na terceira semana de setembro e termina no final da terceira semana de novembro, totalizando 10 semanas. Após isto, você ainda poderá enviar tarefas até o dia 5 de dezembro.


Os tópicos oferecidos aparecem na tabela abaixo. Cada cursista poderá optar entre um curso de 40 ou 60 horas entre 188 horas oferecidas.

Os certificados e o DVD com os materiais do repositório do LVM da UNIJUÍ, juntamente com os materiais virtuais interativos que por ventura forem produzidos pelos cursistas que autorizarem a publicação serão enviados até 10 de março de 2010.
Durante o curso, a forma de apresentação do material poderá ser alterada, em função das demandas vindas dos cursistas devido ao sistema operacional utilizado durante seu estudo.
Para informações e acesso à ficha de inscrição: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/oferta2.html
Horários de atendimento on-line durante o curso
Todas as manhãs, de segunda a sexta, das 8h:30min às 11h:30min.
Segunda - feira: 14 às 16 horas
Quarta - feira:14 às 18 horas e 19 às 21 horas
Sexta - feira: 14 às 16 horas
Os cursistas poderão enviar e-mail a qualquer hora para o endereço tmichel@gmail.com , a resposta será enviada em no máximo 48 horas.
Observação: Durante os horários de atendimento on-line, o cursista também poderá ligar para o telefone (55) 3332 - 7794, falar com Tânia.
Organize o seu horário do seguinte modo com base na tabela abaixo
1)Escolha os tópicos do teu interesse, de forma que a soma das horas totalize 40 ou 60 horas.
2)Organize estes tópicos por semana, de modo que, em cada semana você realize estudos e entregue as tarefas referentes a 4 ou 6 horas semanais.


Tabela com os tópicos oferecidos com a respectiva carga horária e descrição
Nº Nome do tópicoHoras Descrição do tópico:
1Como utilizar o Writer para edição de textos com equações matemáticas ou figuras geométricas 4O Writer é um editor de textos. Na apostila são apresentados os principais comandos de formatação de texto e parágrafo, inserção de tabelas e gráficos, além da linguagem e comandos necessários para inserção de equações e fórmulas matemáticas. A tarefa consiste na digitação de equações e fórmulas matemáticas.
2Como utilizar o Editor de equações do Microsoft Word ? Microsoft Equation2O Equation é um editor de equações e fórmulas matemáticas. Na apostila são apresentados os comandos para inserção de equações e fórmulas. A tarefa consiste na digitação de equações e fórmulas matemáticas.
3Aplicativos Kbruch e Kpercentage1O Kbruch e o Kpercentage são programas com exercícios sobre frações e porcentagens. Na apostila são apresentados os comandos para utilização destes aplicativos. A tarefa consiste na realização dos exercícios que os aplicativos propõem.
4Como utilizar o Kmplot2O Kmplot é um aplicativo para construir gráficos de funções matemáticas. Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na digitação de funções na barra de endereços, para construção dos respectivos gráficos.
5Como utilizar o Kig Geometria Interativa2O Kig é um aplicativo, que permite explorar figuras e conceitos matemáticos, com geometria interativa. Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na construção de figuras geométricas.
6Como instalar e utilizar o Geogebra4O Geogebra é um aplicativo, que permite construir e explorar figuras e conceitos matemáticos, com geometria interativa. Na apostila são apresentados os comandos para utilização deste aplicativo. A tarefa consiste na construção de figuras geométricas.
7Como instalar e utilizar o wxMaxima4O wxMaxima é um sistema de computação algébrica que possibilita a manipulação de expressões. É um software livre. Na apostila são apresentados os comandos para resolução de equações, sistemas de equações, simplificação de expressões, operações entre matrizes, entre outros. A tarefa consiste na resolução de atividades matemáticas diversas, utilizando este programa.
8Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 14O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados os comandos da planilha eletrônica Calc: como calculadora, além dos principais comandos para construção de gráficos, tabelas e materiais virtuais interativos, onde o aluno digita dimensões/respostas e o programa calcula/fornece feedback sobre acerto ou erro. A tarefa consiste na realização dos exemplos descritos na apostila, além de exercícios que envolvem a construção de gráficos, tabelas e materiais interativos para o ensino de matemática.
9Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 22O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados materiais construídos com planilhas eletrônicas, destinados ao ensino de matemática no ensino fundamental e médio, para serem analisados do ponto de vista estético, conteúdo matemático e funcionalidade. A tarefa consiste na análise dos referidos materiais.
10Utilizando a Planilha Eletrônica Calc na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Calc 316O Calc é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com planilhas do Calc. A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo no Calc, utilizando as etapas descritas.
11Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 14O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados os comandos da planilha eletrônica Microsoft Excel: como calculadora, além dos principais comandos para construção de gráficos, tabelas e materiais virtuais interativos, onde o aluno digita dimensões/respostas e o programa calcula/fornece feedback sobre acerto ou erro. A tarefa consiste na realização dos exemplos descritos na apostila, além de exercícios que envolvem a construção de gráficos, tabelas e materiais interativos para o ensino de matemática.
12Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 22O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentados materiais construídos com planilhas eletrônicas, destinados ao ensino de matemática no ensino fundamental e médio, para serem analisados do ponto de vista estético, conteúdo matemático e funcionalidade. A tarefa consiste na análise dos referidos materiais.
13Utilizando a Planilha Eletrônica Excel na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática - Excel 316O Microsoft Excel é uma planilha eletrônica. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com planilhas do Microsoft Excel. A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo no Excel, utilizando as etapas descritas.
14Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -JavaScript 13O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentados os principais comandos para editoração de páginas para internet a partir de um bloco de notas. A tarefa consiste na reprodução dos comandos descritos no bloco de notas.
15Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 23O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de um programa com JavaScript. A tarefa consiste na elaboração de um material com JavaScript utilizando as etapas descritas .
16Utilizando o Javascript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 32O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. A tarefa consiste na exploração de materiais elaborados com JavaScript , adaptação de códigos de materiais já existentes e transformação destes em páginas interpretadas por um navegador da internet.
17Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 46O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de um material interativo com JavaScript e HTML envolvendo as etapas de programação e formulários para cálculos e exercícios. A tarefa consiste na elaboração de um material com JavaScript utilizando as etapas descritas .
18Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 54O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentados exemplos de páginas com o objetivo de mostrar a estrutura de uma página HTML com JavaScript embutido, além de instruções para impressão de textos com operações e funções matemáticas. A tarefa consiste na reprodução das instruções no bloco de notas.
19Utilizando o JavaScript na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica - JavaScript 616O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada pela maioria dos navegadores de internet. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com JavaScript . A tarefa consiste na elaboração de um material virtual interativo com JavaScript , utilizando as etapas descritas.
20Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 14O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com Flash, onde o aluno coloca os dados e o computador fornece a solução. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo, além da adaptação destas para elaboração de materiais similares.
21Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 24O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com flash, onde o computador apresenta o problema, o aluno responde e o computador verifica se a resposta dada pelo aluno está ou não correta. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo, além da adaptação destas para elaboração de materiais similares.
22Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 34O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com flash, para o ensino de frações. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo.
23Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 42O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentados exemplos de páginas com o objetivo de mostrar a estrutura dos códigos com ActionScript utilizados para elaborar material virtual interativo com Flash, relacionadas às operações e funções matemáticas. A tarefa consiste na reprodução destes exemplos no Flash.
24Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 516O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas para elaboração de material virtual interativo para o ensino da matemática com Flash. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no flash para construção do material virtual interativo.
25Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 62O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de elaboração de um material com animação, para o ensino de matemática, com utilização de transformação de forma com Flash 8. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no Flash para construção de material virtual interativo.
26Utilizando o Flash na Preparação de Material Didático Interativo para o Ensino de Matemática na Educação Básica -Flash 73O Flash é um software de gráfico vetorial e utiliza a linguagem de programação ActionScript utilizada como uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações completas. Na apostila são apresentadas as etapas de como fazer animação de movimento no flash. A tarefa consiste na reprodução das etapas descritas no flash para construção de material virtual interativo.
27Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática ? LVM da UNIJUÍ - LVM 14O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os materiais do LVM. A tarefa consiste na avaliação destes materiais.
28Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática ? LVM da UNIJUÍ - LVM 24O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da Fábrica Virtual do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na exploração e análise destes objetos de aprendizagem, além da elaboração de uma sugestão de aula com um destes.
29Como usar os materiais do Laboratório Virtual de Matemática ? LVM da UNIJUÍ - LVM 33O Laboratório Virtual de Matemática - LVM da UNIJUÍ é um repositório de objetos educacionais. Na apostila são apresentados os materiais construídos com HTML e JavaScript além de HTML e CabriJava, do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na análise destes materiais e elaboração de uma sugestão de aula com um destes materiais
30O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 14O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentadas instruções sobre a forma de localização de objetos educacionais, para o ensino de matemática. A tarefa consiste na exploração de um objeto educacional e elaboração de uma sugestão de aula que envolva tal objeto educacional
31O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 23O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos educacionais classificados no BIOE como software educacional de matemática, em português, elaborados no Brasil. É mostrado o layout de cada um, do que tratam, como funcionam e para que finalidade podem ser utilizados. A tarefa consiste na elaboração de um planejamento que envolva a utilização de um dos objetos educacionais explorados, além da elaboração de um texto sobre as impressões sobre os objetos explorados.
32O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 34O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos educacionais classificados no BIOE como hipertextos na área de matemática, além de ser mostrado o layout de cada um e brevemente especificado sobre o que tratam, como funcionam e para que finalidade podem ser utilizados.A atividade consiste na exploração destes objetos e elaboração de um planejamento que envolva a utilização de um destes, além de um texto que registre impressões sobre estes materiais.
33O Uso Pedagógico dos Materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais do Ensino da Matemática na Educação Básica - BIOE 42O BIOE é um repositório de objetos educacionais do MEC. Na apostila são apresentados os objetos do BIOE classificados como Simulação/Animação. A tarefa consiste na elaboração de uma sugestão de aula com utilização do objeto escolhido, além da elaboração de um texto que registre impressões sobre os objetos classificados desta forma.
34Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 14Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da Fábrica Virtual do LVM da UNIJUÍ. A tarefa consiste na avaliação de dois objetos de aprendizagem, através do preenchimento de uma ficha de avaliação, que consta na apostila.
35Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 24Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os materiais do LVM da UNIJUÍ, construídos com HTML, JavaScript , Cabri e CabriJava. A tarefa consiste na elaboração de uma lista com sugestões de modificações que podem ser feitas em um dos materiais.
36Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 32Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos de aprendizagem da RIVED. A tarefa consiste na elaboração de um texto avaliando cada um dos objetos executados.
37Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 43Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentadas as sugestões de aulas, do Portal do Professor da área da matemática. A tarefa consiste na avaliação de duas sugestões de aulas, além da avaliação dos materiais interativos sugeridos nas respecitvas sugestões de aulas.
38Avaliação de Materiais Virtuais Interativos Para o Ensino de Matemática na Educação Básica - Avaliação 53Este tópico trata da avaliação de materiais virtuais interativos. Na apostila são apresentados os objetos educacionais do BIOE, de matemática em língua portuguesa dos níveis fundamental e médio. A tarefa consiste na exploração e avaliação de um destes objetos, através da elaboração de sugestões que possam ser implementadas nestes.
39Fórum - Utilização do Geogebra21) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria o Geogebra com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada.
2) Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
40Fórum - Utilização do wxMaxima21) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria o wxMaxima com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada. 2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
41Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com planilhas eletrônicas para o ensino de matemática na educação básica.21) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria uma planilha eletrônica com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada.
2) Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
43Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com JavaScript e HTML para o ensino de matemática na educação básica.21) Você deverá apresentar uma sequência de instruções que podem ser adaptadas para elaboração de um material virtual interativo utilizando HTML com JavaScript .
2)Escolher a sugestão de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
44Fórum - Elaboração de material didático virtual interativo com Adobe Flash para o ensino de matemática na educação básica.21) Você deverá apresentar uma sequência de instruções que podem ser adaptadas para elaboração de um material virtual interativo utilizando Flash.
2)Escolher a sugestão de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
45Fórum - O uso pedagógico de objetos educacionais do Laboratório Virtual de Matemática da UNIJUÍ no ensino de matemática na educação básica.21) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria um material específico do LVM com uma turma de alunos. Especifique o objeto educacional, a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada.
2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
46Fórum - O uso pedagógico dos materiais do Banco Internacional de Objetos Educacionais no ensino da matemática na educação básica.21) Você deverá descrever detalhadamente a forma como utilizaria um material específico do BIOE com uma turma de alunos. Especifique o objeto educacional, a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada.
2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
47Fórum - Avaliação de material didático virtual interativo para o ensino da matemática na educação básica.21) Você deverá avaliar um objeto educacional existente no LVM ou BIOE e a forma como utilizaria este com uma turma de alunos. Especifique a série/ano e a sequência de atividades a ser realizada.
2)Escolher o relato de pelo dois colegas e faça contribuições para as propostas dos mesmos.
Total de horas188







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NTE Cruz Alta